III Intrapet da Rural promove integração entre os 14 programas da instituição

O III Intrapet, que ocorreu nos dias 08 e 09 de junho de 2017, no auditório do PAT e em salas do IB, no campus da UFRRJ, em Seropédica, contou com a presença de cerca de 150 participantes, entre tutores e alunos petianos.

O evento teve como principal objetivo a promoção de trocas de experiências entre os 14 programas PET da universidade (11 no campus Seropédica, 1 em Três Rios e 2 em Nova Iguaçu).

Segundo a comissão organizadora do evento, com a chegada de 7 (sete) novos tutores e diversos  alunos em 2017,  o processo de renovação trouxe também outras demandas e necessidades para os programas já estabelecidos. Nesse sentido, os idealizadores propuseram  que a terceira edição do Intrapet fosse além e buscasse discutir caminhos de integração entre os trabalhos existentes. A professora e tutora do PET Engenharia Química e ex-presidente do CLAA -UFRRJ (Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos PETs da Rural), Fabíola Cunha, explicou que o encontro deste ano foi muito significativo. “O objetivo foi criar uma oportunidade de conhecer casos de sucesso de atividades desenvolvidas pelos nossos grupos e de permitir que os demais se integrem a essas atividades”, destacou.

Para a recém-chegada tutora do programa PET Floresta e membro da comissão organizadora do evento, Vanessa Maria Basso, a ideia de unir os PETs da Rural em atividades afins é extremamente produtiva para criar um sentido de coletividade e de identidade institucional para o programa. A docente relatou a importância de se conhecer as atividades dos demais grupos. “Perceber que todos seguem caminhos parecidos dá ânimo para conciliar ações e enfrentar juntos as dificuldades que estão por vir”, salientou.

Primeiro dia – Na quinta-feira, 08/06, o evento teve início às 13h. A proposta central foi a apresentação das atividades atuais de cada grupo e metas de trabalho para o ano vigente. A mesa de abertura foi composta pelo representante da pró-reitoria de extensão, Ronaldo Raasch, pelos professores e tutores Alexandre de Carvalho, Fabíola Garrido e Fabíola Cunha.

Da esquerda para a direita: Ronaldo Raasch, Fabíola Garrido, Alexandre de Carvalho e Fabíola Cunha.

Auditório cheio para a abertura do evento.

O primeiro grupo a se apresentar foi o PET Educação no Campo, seguido do PET Física, o mais antigo da instituição. Na sequência, alunos do PET História mostraram as pesquisas que estão realizando em fontes locais. O próximo a se expor foi o PET  Sistemas de Informação. Em seguida, vieram os PETs Veterinária, o PET Geografia (campus do IM),  alunos do PET Baixada (campus do IM),  o PET Dimensões da Linguagem,  o PET  Engenharia Química,  o PET Matemática e Meio Ambiente,  o PET Etnodesenvolvimento,  o PET Floresta  e o PET Conexões de Saberes (campus do ITR).

Apresentação do PET Educação no Campo. De camisa vermelha, ao microfone, o tutor Ramofly Bicalho Santos.

Apresentação do PET Física – de camisa azul o tutor, professor Francisco Laudares.

De microfone na mão e blusa preta, o tutor do PET Sistemas da Informação, Sérgio Serra.

Apresentação do PET História. O grupo tem como tutora a professora Fabiane Popinigis.

Tutora do PET Geografia – Anita Oliveira.

Apresentação do PET Veterinária. De camisa branca, com microfone na mão, a tutora Anna Paula Balesdent Barreira.

Professora Fabíola Cunha, tutora do PET Engenharia Química.

Com o microfone à mão, professora Simone Orlando, tutora do PET Dimensões da Linguagem.

PET Matemática e Meio Ambiente (tutora Eulina Coutinho).

Professora Fabíola Garrido apresentando o PET Conexões de Saberes (ITR).

Apresentação do PET Etnodesenvolvimento. Com microfone à mão, professor Alexandre de Carvalho (tutor).

Apresentação do PET Floresta (tutora profa. Vanessa Basso).

 

Segunda dia – No dia 09/06, sexta-feira, o evento teve início às 9h. O grupo PET Inclusão, coordenado pelo professor José Cláudio Souza, abriu o evento e expôs suas principais atividades. Em seguida, ocorreram três palestras pela manhã. A primeira, ministrada pela professora Anna Paula Balesdent Barreira e alunos petianos, tratou de chamar a atenção para a atividade “Saúde Global”, promovida já há 3 anos, numa parceria entre o curso e o PET  de Medicina Veterinária. O evento é uma marca desse PET e ocorre na principal praça de Seropédica. No último, em 2016, teve um impacto significativo junto à população local, pois foram vacinados pela equipe cerca de  1.600 animais. A ideia é que nesse ano outros PETs possam se juntar à ação, que ocorrerá em outubro, e trabalhar uma visão de saúde mais ampla, com atividades de contação de histórias, uso de aplicativos de saúde, informações sobre sustentabilidade, doações de mudas, entre outras possibilidades.

 

Professor José Cláudio Souza, tutor do PET Inclusões.

A apresentação do projeto “Saúde Global” pelo grupo PET Veterinária.

A segunda palestra, realizada pelas professoras Vanessa Basso, Fabíola Garrido e petianos dos dois programas, foi voltada para expor atividades desenvolvidas pelos PETs nas escolas do entorno dos campi da UFRRJ. Num primeiro momento, Vanessa destacou as ações promovidas pelo PET  Engenharia Florestal em escolas de Seropédica destinadas a estimular os alunos a ingressar no ensino superior, mostrando as possibilidades de acesso a Universidade Rural, por exemplo. Em alguns desses eventos, os petianos viram que há uma escassez de informações básicas em relação ao tema, por parte dos estudantes de ensino médio dessas escolas. Já a professora Fabíola Garrido, tutora do PET Conexões, destacou o interesse da Secretaria de Educação de Três Rios em abraçar os projetos de acolhimento de estudantes das escolas do entorno, que estão ocorrendo  no campus avançado da UFRRJ, o ITR (Instituto Três Rios).

Alunos e tutora (de vermelho) do PET Engenharia Florestal, em palestra sobre a relação do programa com as escolas de Seropédica.

Professora Fabíola Garrido e o relato de sua experiência com o PET Conexões a escolas de Três Rios no ITR.

 

Para encerrar as palestras da manhã, o grupo do Portal PET Dimensões da Linguagem, coordenado pela professora Simone Orlando, do curso de Jornalismo e os estagiários Karen Bandeira e Jean Mendes, junto com o petiano Lucas Vieira, apresentaram uma proposta de  arquitetura informacional e usabilidade para um portal de conteúdo que apresentará as ações do PET na instituição, como uma subpágina da página do PET no domínio da UFRRJ.

 

Professora Simone Orlando, petiano Lucas Vieira e estagiários de jornalismo Jean Carlos e Karen Bandeira, em apresentação sobre o Portal do PET Rural, como domínio do site da UFRRJ.

 

À tarde, os participantes se dividiram em 4 Grupos de Trabalho (GTs) para discutir, respectivamente, temas apresentados nas palestras da manhã: (1) A possibilidade dos PETs se integrarem à atividade Saúde Global; (2) Uma reflexão sobre a relação dos PETs com as escolas do entorno dos campi; (3) Ideias para a consolidação do Portal do PET. Além disso, um grupo foi especialmente formado pra discutir a participação dos PETs da UFRRJ no Enapet, evento nacional que reunirá PETs de todo o país, em Brasília -DF, no mês de agosto. Ao final, os coordenadores de cada GT apresentaram as propostas e sugestões discutidas coletivamente.

Alguns dos tutores PET que participaram doe vento.

Foto de encerramento do evento – alunos PET.

 

 

 

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages